O Dia-A da Sofie (T1 Ep.19-11)

Sexta-feira, 14 de Março
Sem resposta ao seu pedido, a Joan passou a semana mais atenta do que o normal. O seu corpo estava presente, mas a sua mente parecia estar em cada canto destes corredores. Olhava para todo o lado como se esperasse um sinal.
Depois das aulas a Joan e a Dianne continuavam o seu trabalho junto do pessoal do Palácio, mas nem ai a sua mente apaziguava. Não havia distracção que a tirasse daquele estado…
Dianne: Joan, está tudo bem?
Joan: Sim Dianne, está. – Disse esboçando um sorriso em simpatia à sua preocupação.
Dianne: Vamos indo então? - O ar apreensivo de Joan dava-lhe outra resposta, contudo, Dianne não insistiu.
Joan: Vamos!
Hoje será o último ensaio de garagem das meninas antes do desfile e como se realiza na casa da Sofie, as meninas aproveitaram para passar cá por casa para verem os progressos que a Monic e eu fizemos nas prendas que escolheram e acertar os últimos pormenores para este fim-de-semana.
Dianne: Ficamos combinadas então?

Rose: Claro. Passam o dia de amanhã com a Sofie enquanto nós ajudamos nos preparativos e no Domingo reversamos os papéis.
Dianne: Usem uma boa desculpa. Sabem como ela é perspicaz.
Monic: Não te preocupes. Nós pensamos em algo.
Dianne: E as prendas já estão prontas?
Rose: Estão aqui. – Disse, pegando nos embrulhos que tinha escondido no guarda-fato. - O que acham?
Dianne: Estão maravilhosos, meninas. Sem dúvida que vai adorar.
Rose: Obrigado Dianne.
Monic: Joan, o que achas?
Joan: Uau, a borboleta está linda. Obrigado Rose. – Olhava em volta do quarto como se estivesse analisando o espaço.
Rose: O que se passa contigo Joan?
Joan: Desculpem! O sucedido, no passado Sábado, deixou-me apreensiva. Mas está tudo bem.
Rose: Tens a certeza?
Joan: Sim.
Monic: Todos nós ficamos, mas o importante é que ninguém se magoou. Já passou. – Segurou na mão da Joan e continuou. – Tens de deixar isso para trás. Vai correr tudo bem! Agora, vamos indo até casa da Sofie antes que nos atrasemos.
Planos feitos e acordados, seguimos todas juntas para o ensaio das meninas. A Joan está estranha. A sua desculpa não convenceu, de todo. Eu sei que nos está a esconder algo. Eu sinto-o. Contudo, não era um assunto que queria pensar sobre. No seu jeito estranho ela encontrará uma forma de se abrir connosco. A minha melhor amiga continua em si, apenas está um pouco perdida…
Durante o ensaio, enquanto ouvia as meninas tocarem, dei comigo a pensar na conversa que tive com o Charlie e no aniversário da Sofie. A festa surpresa já está encaminhada, no entanto, há mais uma surpresa a adicionar, ainda não sei como o vou fazer, mas vou tentar. É isso! O Charlie. Talvez seja ele a resposta de que preciso.

 (Lua-Cheia) Domingo, 16 de Março
É Domingo, dia dezasseis de Março! Hoje a nossa pequena Sofie completa a sua data feliz, pois comemora o seu décimo sexto aniversário. E apesar de estarmos tão envoltas por tudo o que diz respeito ao desfile, nunca nos iriamos esquecer de uma data tão especial como esta!
Desde que as meninas se juntaram ao projecto alguns papéis parecem trocados, descobrimos dotes novos umas das outras, até as nossas conversas parecem diferentes. Os assuntos, decididamente, são diferentes.
A Monic não só sabe costurar como adora desenhar. Eu sabia que sim, mas ela tem uma coisa por palavras, adora ler e sempre que a vi grafitar algo eram palavras estranhas. Daquelas pouco usuais?! Exacto! O que é interessante porque a pesquisa pelo seu significado e emprego numa frase até se torna numa actividade estimulante. Voltando ao ponto da questão, descobri que a Monic gosta de desenhar padrões e juntando a sua visão com as ideias da Sofie, para além de se ter proporcionado na desculpa perfeita, tem dado pano para mangas, tops, bottoms, para a indumentária completa da nova coleção.
É quase meio-dia, a mãe deixou-nos uns sumos naturais, acabados de fazer, e sobre a desculpa de ter uma emergência no trabalho, foi, na verdade, com as meninas buscar o bolo de aniversário da Sofie. Tudo combinado com os seus pais, que estão neste preciso momento a receber os convidados para a sua festa surpresa.
De Joan: Estamos prontas meninas!
Rose: Meninas é a Joan, precisam de nós. Estão com pouca mão-de-obra para acabar a decoração da “Red Carpet”.
Monic: Está bem! Se sairmos agora apanhamos o autocarro do meio-dia.
Sofie: Não é preciso o meu pai leva-nos e assim aproveitamos para fazer umas sandes e levar.
Rose: Com o orçamento do desfile a minha mãe certificou-se que o espaço de refeições do Palácio garante a alimentação do pessoal que está a trabalhar.
Sofie: Eu sei, mas não estão a contar connosco.
Joan: Somos três bocas pequenas, decerto não há problema.
Sofie: Então passamos em minha casa só…
A Sofie é muito focada em tudo o que faz, o que nos leva a pensar que não está atenta ao que se passa à sua volta, mas é completamente errado. E por isso não conseguia perceber se desconfiava de alguma coisa ou não. Estávamos a entrar a porta da frente da casa da Sofie e ela parecia estar descontraída sem ideia do que a esperava… À medida que avançávamos no corredor vi o seu olhar atento e então soube ela desconfiava, mas tanto ela como nós fomos apanhadas desprevenidas, a sua casa estava fazia!
Sofie: Mãe, Pai?!
D. Humberta: Na cozinha querida.
Sofie : O pai?
D. Humberta: Olá meninas! O pai está lá em cima. – Troquei um olhar de admiração com a Monic. “Onde estão todos?” A Sofie espreitava para a garagem, mas tudo indicava que estava vazia, também. – As meninas vêm almoçar?
Sofie: Não, precisamos de boleia até ao Palácio e vinha pedir ao pai.
D. Humberta: Sobe lá acima então e pergunta-lhe.
Sofie: Está bem. – O seu olhar ficou um pouco triste, até nós ficamos perdidas, esperávamos uma festa. Será que a Joan se enganou na casa? – Obrigado mãe.
Seguimos a Sofie até às escadas, completamente desapontadas, mas assim que a sua visão abrangeu o andar de cima, todos gritaram – PARABÉNS!

Comentários

Mensagens populares