Dia de Todos os Santos (T1Ep.10-3)
Sexta-feira, 1 de Novembro
Hoje é feriado, mas não nos livramos de ir à escola. Não há aulas, todavia, a limpeza da festa de ontem tem de ser feita. Espero que as meninas não estejam chateadas comigo, por ter vindo embora tão cedo. Não sei como fiquei tão indisposta, mas a noite de ontem foi mesmo estranha. Parece que bati com a cabeça e ficou este espaço vazio, esta imagem preta, como se não me lembrasse de algo, ou de alguém… “Querido Diário, não me sinto eu. O que se passa comigo!?”
A caminho da escola vi imensas crianças com os seus cestos, estão no Pão-por-Deus. Uma tradição aqui da terra onde no dia 1 de Novembro, o dia de Todos os Santos, as crianças vão de porta em porta pedindo o Pão-por Deus. Normalmente recebem doces, mas há também quem dê umas moeditas. Ainda me lembro quando a Monic e a Dianne se juntaram a nós e fomos todos juntos pela primeira vez. Levávamos uma mochila com o nosso lanche e passávamos o dia todo de casa em casa. Fazíamos imensas brincadeiras pelo meio, comíamos alguns dos doces que recebíamos, não muitos, porque no final do dia competíamos para ver quem tinha a sacola mais cheia.
Com isto em mente antes de chegar à escola, dei um salto ao supermercado, talvez um pequeno mimo suavizasse o meu pedido de desculpas.
Monic: Então Rose, estás melhor? A Joan deixou-nos mensagem ontem a dizer que tinham vindo embora mais cedo por te sentires mal!
Rose: Sim, é verdade! A Joan disse que bebi um pouco de ponche a mais. Deve ser verdade, porque não me lembro muito de ontem à noite.
Dianne: A nossa Rose a soltar-se, muito bem…
Sofie: Ou, se calhar, foi da comida! Durante o concerto também nos sentimos indispostas.
Rose: Devo-vos um pedido de desculpa. Eu sei o quanto gostariam de nos…
Sofie: Não tens de pedir desculpa.
Monic: Claro que não, estás bem e é o que importa! Visivelmente, tens andado cansada, nós compreendemos. Contudo tens, mesmo, de dedicar mais horas aos sonhos.
Rose: Também é verdade. Mas digam lá, venceram?
A Monic, a Sofie e a Dianne olharam entre si e todas juntas disseram… – Ficamos em segundo lugar!
Dianne: Cada uma com cinquenta euros em vale para comprinhas. Uma bela prenda de Pão-por-Deus!
Rose: Boa. Parabéns meninas. E por falar em Pão-por-Deus, trouxe-vos um miminho.
Monic, Sofie e Dianne: Obrigado!
Rose: Um pedido de desculpas docinho.
Sofie: Vamos entrando.
Rose: E a Joan, não a viram?
Dianne: Pensávamos que vinham juntas.
Rose: Eu também. Toquei a campainha, mas a Carol é que respondeu. Disse que a Joan já tinha saído.
Dianne: Estranho… Não a vimos chegar.
Rose: Vão entrando, vou esperar mais um pouco e já vos apanho.
Comentários
Enviar um comentário